Compulsão: o que é?

13/05/2021

A intenção no post de hoje NÃO é a de falar especificamente de Transtornos Obsessivos Compulsivos (TOC) e nem dos transtornos alimentares ou dependência química. Esse post tem como objetivo traçar hipóteses a respeito dos comportamentos compulsivos, como podemos olhar para eles e de que maneira seria possível quebrar esse ciclo.

A compulsão, de maneira geral, nada mais é que a introjeção de uma resposta ruim que demos a nós mesmos em alguns momentos de nossa vida, em que o conteúdo da memória foi "apagado" da consciência e o que restou foi essa resposta automática e repetitiva que muitos de nós desenvolvemos, como ingerir alimentos ou bebidas alcoólicas em excesso ou vícios em geral, incluindo drogas e redes sociais.
Entende-se, portanto, que a compulsão é uma tentativa de saída que buscamos para nos livrar de alguma situação que nos causa sofrimento (ou que ativa nossa memória inconsciente de um evento passado que nos fez sofrer).

O evento passado costuma ser uma ou mais necessidades básicas não atendidas na época da infância (necessidade de amamentação ou necessidades emocionais). Por ser uma resposta que não resolve a questão em si, normalmente ela gera mais culpa, mais angústia, mais raiva de si e sensação de não merecimento. Por consequência, novas ansiedades aparecem nesse cenário, o que pode levar a mais compulsões.

#compulsao #psicoterapia #comportamentosrepetitivos #saudemental #respostaautomatica #jeffreyyoung #necessidadesbásicas

© 2021 Liliane Pusas, Psicóloga. CRP 06/105652
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora