Depressão: o que é importante saber

13/05/2021

Nos tempos atuais é muito comum sabermos que alguém próximo a nós tem sentido uma tristeza muito intensa que parece não desaparecer. Um desespero que se transforma em desesperança e, consequentemente, faz perder o ânimo em atividades muito corriqueiras, como levantar da cama. A pessoa se sente com raiva do que está passando e se pune sem mesmo perceber, fazendo a raiva retornar para si própria.

Aí muita gente aconselha a procurar um médico. E, depois de muito relutar, às vezes se passa por um psiquiatra, que fecha um diagnóstico, receita medicação e encaminha para psicoterapia. Quando a pessoa melhora um pouco dessa "tristeza" que estava sentindo, resolve parar com a medicação por conta própria, talvez nem iniciou a terapia e vem o baque novamente. Ela não entende como chegou até ali, e se culpa, e se pune de novo, e diz que não adianta procurar ajuda profissional porque nada resolve sua vida. Parece que esse ciclo não tem fim, não é?!

Essa história pode ser familiar pra muitos de nós. E é por isso que venho compartilhar um pouco sobre como podemos olhar para casos de depressão de maneira que possamos fazer parte do nosso próprio tratamento e traçar hipóteses sobre esse funcionamento, independentemente de qual diagnóstico lhe foi atribuído e qual medicação foi receitada para seu caso. Importante mencionar que, além da composição bioquímica de cada organismo, toda depressão também tem uma história, às vezes inconsciente. Compreender toda essa trama da sua própria vida ao mesmo tempo em que você sente uma tristeza imensa é o que dá trabalho no processo de tratamento da depressão.
Te convido a fazer um mergulho para dentro de si. Vamos juntos?!

#depressão #saúdemental #perdas #luto #lidandocomperdas #elaborandoperdas #psicoterapia #estigmas #busqueajuda 

© 2021 Liliane Pusas, Psicóloga. CRP 06/105652
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora